Nova pesquisa aponta vitória de Gerson Pessoa no primeiro turno em Osasco

Nova pesquisa aponta vitória de Gerson Pessoa no primeiro turno em Osasco

Por Gilberto de Almeida 26/09/2024 - 12:17 hs

Uma pesquisa divulgada pelo instituto Real Time Big Data nesta quinta-feira (26) mostra o candidato Gerson Pessoa (Podemos) como líder isolado na corrida pela Prefeitura de Osasco, com 59% das intenções de voto. O levantamento, encomendado pela Record, foi realizado de forma estimulada e demonstra um crescimento de 2 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, quando o candidato aparecia com 57%.

Em segundo lugar, Emidio Souza (PT) registra 20% das intenções de voto, seguido por Dr. Lindoso (Novo), com 10%. Glória Brito (PCO) aparece com apenas 1%. Os votos brancos e nulos somam 5%, e outros 5% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder à pesquisa.

No cenário espontâneo, onde os eleitores não recebem a lista de candidatos, Gerson Pessoa também mantém a liderança com 41% das intenções. Emidio Souza aparece com 11%, Dr. Lindoso com 4%, e Glória Brito não pontua. O atual prefeito, Rogério Lins, que não é candidato, ainda é citado por 2% dos eleitores. Rogério tem uma aprovação de 82% e é o principal aliado de Gerson na disputa.

A pesquisa ouviu 1.000 eleitores entre os dias 24 e 25 de setembro, com uma margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, e está registrada no TSE sob o número SP — 01049/2024. O nível de confiança é de 95%.

Intenções de voto

O levantamento também mediu o potencial de voto nos candidatos. Entre os entrevistados, 40% afirmaram que votariam com certeza em Gerson Pessoa, e 30% declararam que poderiam votar nele. Por outro lado, 21% disseram que não votariam no candidato, enquanto 9% afirmaram não conhecê-lo suficientemente para opinar.

Em relação a Emidio Souza, 15% declararam que votariam com certeza, e 30% poderiam votar no petista. Contudo, 51% afirmaram que não votariam nele, e 4% não o conhecem o suficiente para formar uma opinião.

Sobre Dr. Lindoso, apenas 3% dos eleitores disseram que votariam com certeza, e 34% afirmaram que poderiam considerar votar no candidato. No entanto, 39% dos entrevistados não votariam nele, e 24% declararam que não o conhecem suficientemente.


Glória Brito tem a menor taxa de conhecimento entre os candidatos. Apenas 6% disseram que poderiam votar nela, 44% não votariam de jeito nenhum, e 50% afirmaram não conhecê-la o suficiente para opinar.